Texas Instruments
Centro de Assistência do Software da Tecnologia de Educação

FAQ para Licenças Multi-Utilizador

Informações gerais sobre o software

P: Onde posso obter software da TI?

R: As aplicações de cliente TI estão disponíveis para transferência a partir da conta do Centro de Assistência de Software (verifique se recebeu um e-mail de confirmação). Em alguns casos, incluindo o software TI-Smartview, o software também está disponível a partir do CD do produto.

P: Quais são as opções para licenciar software da TI?

R: A Licença multi-activação (MAL) permite aceder ao software num número fixo de computadores. É utilizado um ficheiro de licença para activá-la.  Não são necessárias ligações à Internet e à rede da escola.  Para licenças vitalícias, os ficheiros de licença necessitam de uma extensão anual gratuita.  Deve ser emitido um novo ficheiro de licença a partir do Centro de Assistência de Software, que deve ser colocado em todos os computadores do cliente que utilizem o software.
A Licença para gestão escolar (SML) permite aceder ao software num número fixo de computadores.  A licença é activada num computador de serviço de licenças ligado à rede da escola.  Assim que o computador cliente estiver ligado à rede, pode utilizar o software fora da rede até 30 dias. Para licenças vitalícias, os ficheiros de licença necessitam de uma extensão anual e de uma reactivação gratuitas.  Para poder continuar a utilizar o software, deve ser activado um novo número de licença para o serviço de licenças.

A Licença de Volume (VL) permite aceder ao software num número fixo de computadores. Uma única licença é utilizada para activar vários computadores.  É necessária uma ligação à Internet para activar a licença.

A Licença Concorrente (CL) permite a utilização do software em simultâneo por um ou mais utilizadores, até ao número máximo de utilizadores acordado na altura da aquisição. Os computadores cliente efectuam o registo de saída de uma licença de um servidor concorrente sempre que a aplicação é iniciada e devolvem essa licença quando o software é fechado.  Para produtos TI-SmartView, a ligação à rede é sempre necessária.  Para produtos TI-Nspire, os utilizadores podem utilizar o software fora da rede através da funcionalidade de Empréstimo de Licença.

A Licença de Utilizador Individual permite o acesso de uma única máquina ao software. Uma Licença de utilizador individual contém um número de licença para cada máquina.
Um profissional de serviços de cliente TI pode ajudá-lo a decidir qual a licença a adquirir:
Correio electrónico: ti-educators@ti.com
Telefone: Apoio TI: 00-800-484-22737
Estas opções de licença estão disponíveis para o software TI-Nspire e TI-SmartView.

P: Quais as vantagens de uma Licença de volume?

R: Uma licença de volume permite que o software seja activado em muitos computadores sendo apenas necessário detectar e gerir um número de licença. As licenças de volume só necessitam de acesso à Internet durante o processo inicial de activação da licença. A licença viaja com a máquina à qual está atribuída. É particularmente útil para professores ou alunos que trabalham offline com computadores portáteis.

P: Quais as vantagens de uma Licença de utilizador concorrente?

R: Uma licença concorrente é sobretudo vantajosa em ambientes que procurem o máximo de implementação de clientes e flexibilidade de utilização, com uma gestão de licenças centralizada e fácil. Enquanto o software da TI executa a partir de computadores cliente, as licenças são verificadas à entrada e saída a partir de um serviço de licenças centralizado. Apenas o serviço de licenças requer activação. Uma vantagem deste modelo de licença é que o software da TI pode ser instalado em todos os computadores que desejar. O servidor de licenças concorrentes detecta o número de clientes activos de acordo com o número real de licenças concorrentes adquiridas. Deste modo, o licenciamento está em maior sintonia com a utilização real.

P: Quais as vantagens de uma Licença multi-activação?

R: Uma licença multi-activação permite que o software seja activado em vários computadores com um ficheiro de licença. As licenças multi-activação não necessitam de ligação à rede ou à Internet para serem activadas ou utilizadas.  São particularmente úteis para grandes implementações, para as quais não estão disponíveis um serviço de licenças e uma rede de escola. Este tipo de licença, quando vendido para uma utilização vitalícia, necessita de uma extensão anual sem custo adicional para recepção de um novo ficheiro de licença por ano.

P: Quais as vantagens de uma Licença para gestão escolar?

R: Uma licença para gestão escolar é sobretudo vantajosa em ambientes que procurem o máximo de implementação de clientes e flexibilidade de utilização, com uma gestão de licenças centralizada e fácil. Enquanto o software da TI executa a partir de computadores cliente, as licenças são verificadas à entrada e saída a partir de um servidor de licenças centralizado. Apenas o serviço de licenças requer activação. Uma vantagem deste modelo de licença é o facto de o software da TI poder ser utilizado fora da rede automaticamente durante 30 dias a partir da última utilização de uma licença de rede.  A utilização do software continua desde que o computador volte a ligar-se com êxito ao serviço de licenças no prazo de 30 dias.    Este tipo de licença, quando vendido para utilização vitalícia, necessita de uma extensão da licença anual sem custo adicional para recepção de um novo número de licença por ano.

P:  Porque preciso de estender o meu ficheiro de licença para licenças multi-activação?

Devido à natureza bastante flexível de implementação e utilização, a TI requer uma verificação anual para garantir a conformidade e receber um novo ficheiro de licença do Centro de Assistência de Software. Não existem custos adicionais para estender a sua licença se esta for adquirida para utilização vitalícia. 

P:  Porque preciso de estender o meu número de licença com licenças para gestão escolar?

Devido à natureza bastante flexível de implementação e utilização, a TI requer uma verificação anual para garantir a conformidade e receber um novo número de licença do Centro de Assistência de Software.  Não existem custos adicionais para estender a sua licença se esta for adquirida para utilização vitalícia.

P: Posso obter uma combinação de tipos de licença?

R: Sim. A combinação de licenças depende de uma única situação. Por exemplo, pode adquirir uma licença para gestão escolar TIā€‘Nspire para que todos os alunos de uma determinada zona possam aceder e ainda uma licença multi-activação TI-Nspire para o professor, para os professores poderem utilizar na escola e offline em casa.

P: Tenho um número de pedido para a minha encomenda de software; o que é e como posso utilizá-lo para obter o meu software?

R: O número de pedido é utilizado para solicitar electronicamente as suas licenças de software e recuperar a sua encomenda no Centro de Assistência de Software online. Tem de criar uma conta e recuperar o seu número de pedido para o seu software e as licenças associadas para activar o produto de software.

P: Quais são os requisitos mínimos do sistema para a versão de volume e concorrente?

R: Consulte os Requisitos do Sistema do Software da TI.

As licenças concorrentes e para gestão escolar requerem que o software adicional, o software TI Admin, seja carregado num computador ou servidor indicado para executar as funções de gestão de licenças para os clientes.
Para mais informações, consulte os Requisitos do Sistema do Software da TI.

P: A aplicação cliente requer ligação à minha rede ou à Internet?

R: Consoante o tipo de licença, pode ou não ser necessária ligação à rede ou à Internet.  Consulte a tabela abaixo para obter informações sobre o tipo de licença e a secção na Activação do Software.


Licença

Ligação à rede da escola

Ligação à Internet

Cliente de Licença multi-activação

Não é necessário

Não é necessário

Cliente de Licença para gestão escolar

Necessário para utilização*

Não é necessário

Cliente de Licença de volume

Não é necessário

Necessário apenas para a activação

Cliente de Licença concorrente

Necessário para utilização**

Não é necessário

Servidor de licenças /
Software TI Admin para licenças concorrentes e para gestão escolar

Necessário para utilização

Necessário apenas para a activação

Utilizador individual

Não é necessário

Necessário apenas para a activação


*A licença de software contém um "período experimental" que permite a utilização do software fora da rede da escola durante 30 dias.  Terminado este período experimental, os computadores têm de estar ligados à rede da escola para poderem continuar a ser utilizados.

**Nota: Caso esteja a utilizar a funcionalidade de Empréstimo de Licença, o software cliente funciona quando não existir ligação à rede. A funcionalidade de Empréstimo de Licença só está disponível com o Software TI-Nspire. Não está disponível com o Software TI-SmartView.

Voltar ao topo

Gestão de licenças

P: Posso adquirir e adicionar mais lugares à minha licença de volume existente?

R: Sim, o Centro de Assistência de Software  fornece muitas possibilidades de gestão de licenças, incluindo a adição ou atribuição de activações a números de licença existentes. Consulte o seu distribuidor ou revendedor para adquirir cópias adicionais de licenças de volume para produtos TI-SmartView e o Apoio TI pelo 00-800-484-22737 para adquirir cópias adicionais de licenças de volume para produtos TI-Nspire. No Centro de Assistência de Software, utilize o número de pedido da encomenda para recuperar as activações e atribuí-las às suas licenças.

P: Posso adquirir e adicionar mais lugares à minha licença concorrente existente?

R: Sim, o Centro de Assistência de Software fornece muitas possibilidades de gestão de licenças, incluindo a criação de licenças adicionais para o serviço de licenças concorrentes. O processo é semelhante à adição de lugares a uma licença de volume. No entanto, com um serviço de licenças concorrentes, um número de licença novo é criado e adicionado ao serviço de licenças, para permitir um maior número de utilizadores do produto de software. Consulte o seu distribuidor ou revendedor para adquirir lugares adicionais de licenças concorrentes para produtos TI-SmartView e o Apoio TI pelo 00-800-484-22737 para adquirir cópias adicionais de licenças de volume para produtos TI-Nspire. No Centro de Assistência de Software, utilize o número de pedido da encomenda para recuperar as activações e criar um número de licença concorrente novo. Utilize o assistente de activação com o serviço concorrente para activar o número de licença e adicioná-lo ao número de cópias disponíveis no serviço de licenças concorrentes.

P: Posso adquirir e adicionar mais lugares à minha licença multi-activação existente?

R: Consulte o seu distribuidor ou revendedor para adquirir cópias adicionais de licenças multi-activação para produtos TI-Nspire. No Centro de Assistência de Software, utilize o número de pedido da encomenda para recuperar as activações e atribuí-las às suas licenças.  Deve contactar o Apoio TI pelo 00-800-484-22737 se pretender fundir as suas aquisições num único ficheiro de licença para alinhar janelas de renovação.

P: Posso adquirir e adicionar mais lugares à minha licença para gestão escolar existente?

R: Sim, o Centro de Assistência de Software fornece muitas possibilidades de gestão de licenças, incluindo a criação de licenças adicionais para o serviço de licenças para gestão escolar. O processo é semelhante à adição de lugares a uma licença concorrente. No entanto, com um serviço de licenças para gestão escolar, um número de licença novo é criado e adicionado ao servidor, para permitir um maior número de utilizadores do produto de software. Consulte o seu distribuidor ou revendedor para adquirir lugares adicionais de licença para gestão escolar para produtos TI-Nspire e TI-SmartView.  No Centro de Assistência de Software, utilize o número de pedido da encomenda para recuperar as activações e criar um número de licença para gestão escolar novo. Utilize o assistente de activação com a licença para gestão escolar para activar o número de licença e adicioná-lo ao número de cópias disponíveis no serviço de licenças para gestão escolar.  Deve contactar o Apoio TI pelo 00-800-484-22737 se pretender fundir as suas aquisições num único ficheiro de licença para alinhar janelas de renovação.

P: Posso actualizar ou converter a minha Licença de utilizador individual numa Licença multi-utilizador?

R: Contacte o serviço de cliente TI para discutir as opções de actualização ou de conversão:
Correio electrónico: ti-educators@ti.com
Telefone: Apoio TI: 00-800-484-22737

P: O que é o Centro de Assistência de Software?

R: O Centro de Assistência da Texas Instruments foi concebido para ajudar as instituições a gerir o software através de um web site seguro e personalizado. O serviço fornece-lhe a si e aos membros da conta funcionalidades para pedir o software adquirido, gerar números de licença e gerir activações de software. Adicionalmente, os Administradores da conta podem adicionar, eliminar ou actualizar facilmente informações dos utilizadores, assim como atribuir privilégios aos utilizadores. Estas funcionalidades administrativas flexíveis ajudam a gerir software em toda a instituição.
P: Como obter uma conta no Centro de Assistência de Software?

R: Visite o Centro de Assistência de Software  e clique na hiperligação “Criar conta”. Esta página orienta-o durante o processo de registo.

P: Não me lembro da minha palavra-passe do Centro de Assistência de Software. Como obtenho uma palavra-passe nova?

R: Visite o Centro de Assistência de Software e clique na hiperligação “Esqueceu-se da palavra-passe?” Esta página vai orientá-lo durante o processo de criação de uma palavra-passe nova.

Voltar ao topo

Instalar o software

P: Que nível de privilégio é necessário para instalar o software TI?

R: São necessários privilégios de administrador para instalar o software.

P: Posso instalar o software com as minhas ferramentas de Gestão de Sistema Empresarial ou de Implementação de Software (como o Microsoft® Systems Management Server (SMS), o Novell® ZENworks, o Symantec® Ghost, o Apple Remote Desktop, etc.)?

R: Sim, as configurações das licenças multi-utilizador da aplicação cliente são compatíveis com o Microsoft® SMS 2003 R2 ou posteriores. Embora o software seja compatível, nem todas as configurações foram testadas. Consulte o Manual de Instalação e Activação do Software da TI para obter mais informações.

Isso facilita a implementação de rede, permitindo ao administrador de rede utilizar quaisquer números de métodos de distribuição e de instalação normalizados comuns. Os métodos de instalação podem ser tão díspares como: ser iniciados a partir de um recurso de rede, pré-preparados num disco rígido local, colocados num script de início de sessão, ou "compilados" e implementados com plataformas de gestão empresarial. Um ficheiro de configuração configurável está incluído no software TI para computador para ajudar a automatizar implementações personalizadas.
A TI desenvolve um trabalho contínuo para que os nossos produtos sejam compatíveis com as mais recentes ferramentas de implementação e software, mas não podemos garantir que todas as ferramentas personalizadas sejam compatíveis.

P: Como posso personalizar a configuração de software para me preparar para implementar o software?

R: Um ficheiro setup.ini é utilizado para configurar o software durante a instalação e a activação.  O ficheiro setup.ini está disponível na secção Instalação do Centro de Assistência de Software.
 
O ficheiro setup.ini deve ser personalizado e empacotado com o software a implementar com o sistema de gestão de software. Consulte o Manual de Instalação e Activação do Software da TI para obter mais informações ou visualizar o setup.ini para obter informações sobre os parâmetros.

P: O que é um ficheiro ini?

R: No geral, um ficheiro ini é um ficheiro de configuração em texto simples para inicializar o software. O ficheiro de configuração é o setup.ini.

P: Como se abre um ficheiro setup.ini?

R: Pode utilizar qualquer editor sem formatação, como, por exemplo, o Bloco de Notas, para abrir e editar o ficheiro setup.ini. Quando procurar ficheiros, seleccione Mostrar todos os ficheiros (*.*).

Voltar ao topo

Activação do software

P: O que é a activação de software?

R: A activação de software é o processo de autorização do computador para utilizar o software com a respectiva licença.
Para a configuração de licenças de volume, cada computador que utilize o produto é activado com o mesmo número de licença. Pode utilizar técnicas normalizadas da indústria, de implementação de redes ou de gestão de software para instalar e activar o software numa rede de grandes dimensões.
Para a configuração de licenças multi-activação, cada computador que utilize o produto recebe um ficheiro de licença para activar o software.
Para a configuração de licenças concorrentes e para gestão escolar, apenas o Software TI Admin (software de gestão de licenças) é activado num servidor. O software num computador cliente verifica uma licença em vez de a activar.

P: O que é uma conta de activação?

R: Uma conta de activação é uma contabilização do número de cópias de um produto de software que foram adquiridas. Para utilizar o produto de software, as contas de activação adquiridas têm de ser atribuídas a um número de licença que pode ser utilizado depois para activar o produto de software. Estas funções de gestão de licenças podem ser executadas no Centro de Assistência de Software.

P: Como posso ver em que máquinas o software está activado?

R: Inicie sessão na sua conta do Centro de Assistência de Software. Em “Lista de produtos”, seleccione “Gerir números de licença”. Clique no número de licença que lhe interessa e visualize a lista de nomes de host em que o software foi activado para licenças de volume, concorrente e para gestão escolar. A licença multi-activação não apresenta as máquinas onde o software está activado.


P: Posso activar uma licença de volume num computador e copiar a activação para todos os outros computadores?

R: Não, a activação de licença de volume não pode ser copiada entre computadores. A activação de licença é específica para um computador. Pode utilizar o número de licença de volume em cada computador, mas cada computador tem de ser activado através do método de activação. Consulte o Manual de Instalação e Activação do Software da TI para obter mais informações.

P: Posso activar uma licença multi-activação num computador e copiar a activação para todos os outros computadores?

R: Sim, uma activação de uma licença multi-activação pode ser copiada entre computadores.  Consulte o Manual de Instalação e Activação do Software da TI para obter mais informações.

P: Posso formatar os meus computadores depois de instalar e activar o software?

R: Sim, pode formatar computadores. Para os tipos de licença de volume e utilizador individual, pode precisar de voltar a activar após a formatação.

P: Tenho de activar o software cliente para a configuração de licenças concorrentes ou para gestão escolar?

R: Não, pode instalar o software TI para computador em todos os computadores de uma organização sem activação. O TI Admin, software de gestão de licenças, é activado num computador e distribui licenças por registo de saída à medida que são solicitadas pelos utilizadores. O software pode ser utilizado por um número fixo de utilizadores em simultâneo. Consulte o Guia do Utilizador de Instalação, Activação e Implementação de Software da TI para obter mais informações.

P: Que protocolo e portas são utilizados para a activação?

R: A activação de software através da Internet utiliza o protocolo HTTPS seguro e privado através da porta 443.

Voltar ao topo

Serviço de Licenças

P: Posso instalar o Software TI Admin num computador de apoio ou necessito de um servidor industrial?

R: Pode instalar o Software TI Admin num simples computador e não necessita de um servidor do tipo empresarial. O computador tem de estar ligado com segurança à rede e possuir um endereço IP estático. O endereço estático simplifica a configuração do software TI (para encontrar o servidor de licenças) e fornece fiabilidade no licenciamento. Para conhecer os requisitos do sistema completos para o Software TI Admin, consulte os Requisitos de Sistema do Software TI.

P: Quais são os requisitos de rede para o serviço de licenças?

R: A configuração do serviço de licenças requer uma ligação de rede entre o serviço de licenças e os computadores cliente com o produto de software. É utilizada uma largura de banda mínima quando é efectuado o registo de saída e de novo o registo de entrada das licenças. Como resultado, a maior parte das redes de área local (tal como Ethernet) que suportam protocolo udp/ip são suficientes. Várias subredes e subdomínios funcionam desde que o tráfego udp seja direccionado e o cliente possa comunicar com o serviço de licenças através de udp/ip porta 5093. A licença para gestão escolar para o software TI-Nspire contém um período experimental (automático) que permite a utilização do software em casa ou fora da rede da escola durante 30 dias.  Terminado o período experimental, os computadores têm de estar ligados à rede da escola para poderem continuar a ser utilizados.  A licença concorrente para o software TI-Nspire possui uma funcionalidade de Empréstimo de Licença (manual) que permite que o software cliente seja executado quando não existe ligação à rede.

P: É necessário software adicional para uma configuração de licenças concorrentes ou para gestão escolar?

R: Sim, o software TI Admin (incluindo software de gestão de licenças) é necessário para as licenças concorrentes ou para gestão escolar. O software Admin está disponível para transferência a partir da sua conta do Centro de Assistência de Software.

P: O que está incluído com o Software TI Admin (apenas Licenças para gestão escolar e concorrentes)?

R: O Software TI Admin inclui todas as ferramentas necessárias para activar e gerir o software numa configuração concorrente ou de gestão escolar. Isso inclui:

  • Software de gestão de licenças (serviço executado em segundo plano) que distribui licenças numa base de registo de saída à medida que são solicitadas por utilizadores.
  • Assistente de activação que o orienta durante o processo de activação e carregamento da licença.
  • (Apenas Windows) Consola WLMadmin que monitoriza e gere as licenças com registo de saída
  • (Apenas Mac) Os comandos de terminal lsmon, lswhere, lslic e .lservdown permitem a monitorização e a gestão de licenças de rede.

P: Que protocolo e portas são utilizados com o serviço de licenças concorrentes ou para gestão escolar?

R: É utilizada a comunicação udp/ip genérica na porta 5093 para registar a saída e gerir licenças.

P: O licenciamento concorrente e para gestão escolar funciona para as subredes?

R: Sim. O serviço de licenças funciona através da rede TCP/IP genérica que direcciona tráfego UPD entre o serviço de licenças e o computador cliente. Geralmente, isso significa que o serviço de licenças funciona dentro da firewall da rede da escola.

P: O licenciamento concorrente e para gestão escolar funciona para os subdomínios?

R: Sim. O serviço de licenças funciona através da rede TCP/IP genérica que direcciona tráfego upd entre o servidor e o computador cliente. Geralmente, isso significa que o serviço de licenças funciona dentro da firewall da rede da escola.

P: O licenciamento concorrente e para gestão escolar funciona para os nossos professores e alunos em casa?

R: Isso depende da configuração da rede da escola. Geralmente, se os professores ou alunos conseguirem estabelecer ligação à rede da escola através de um VPN, podem utilizar o serviço de licenças. Com a licença para gestão escolar do software TI-Nspire, os professores ou alunos podem utilizar o período experimental da sua licença, automaticamente entregue nos seus computadores uma vez ligados à rede da escola, que permite que o software seja utilizado fora da rede da escola durante 30 dias.  Com a licença concorrente para o software TI-Nspire, os professores ou alunos podem utilizar manualmente o Empréstimo de Licença a partir do menu Ajuda, que permite executar o software fora da rede.

P: Um computador na rede com uma licença de utilizador individual pode utilizar uma das licenças concorrentes ou para gestão escolar?

R: Não. As licenças de utilizador individual, multi-activação e de volume não afectam o serviço de licenças.

Voltar ao topo

Diversos

P: Tenho de identificar o software de segurança do computador (baseado no computador) para permitir que a aplicação funcione, seja activada ou actualizada?

R: No geral, o produto de software deve ser compatível com a maioria dos pacotes de software de segurança para computador, como, por exemplo, o Norton® Internet Security Suite e o Norton® 360. No entanto, algumas configurações de software de segurança podem requerer uma actualização para permitir que um novo software seja instalado. Além disso, as firewalls pessoais podem ter de ser configuradas para permitir a comunicação pelo produto de software durante a activação e registo de saída de licenças.

P: Quem devo contactar se não tiver encontrado a minha pergunta aqui?

R: Pode enviar as suas perguntas, preenchendo um Formulário de Assistência do Cliente ou telefonando para 00-800-484-22737, de segunda a sexta, das 9:00 às 18:00 ou sexta-feira: 9:00 às 16:30 

Voltar ao topo